Criar um Site Grátis Fantástico

Volta ó Israel! Diz o Senhor

Volta ó Israel! Diz o Senhor

“Se um homem se divorciar de sua esposa, e depois da separação ela casar-se com outro homem, poderá o primeiro marido voltar a ela? Porventura, não estaria totalmente profanada esta terra? E tu, que te prostituíste com inúmeros amantes e, agora, queres voltar a mim? Diz o Senhor. Levanta os teus olhos para os campos e montes, e fale: Onde não te prostituíste? Nos caminhos te assentavas, esperando para emboscar teus pretendentes; agiu como os árabes beduínos e nômades no deserto. Manchaste a terra com a tua prostituição e impiedade. Por este motivo as chuvas fortes foram retidas, nem mesmo as chuvas da primavera vieram sobre ti. Contudo, assumes a postura de uma prostituta, e assim não demonstras qualquer vergonha ou tristeza em teu rosto.

Ora, não fostes tu que acabastes de me chamar: “Meu Deus, meu Pai, conselheiro da minha juventude; ficarás, pois, irado contra mim para sempre? Guardarás este ressentimento até o fim?”

Falaste deste modo, contudo segues cometendo todo o mal de tuas paixões e desejos carnais! Entretanto, como uma mulher que trai o marido, assim tu tens agido de modo todo infiel para comigo, ó comunidade de Israel! Palavra de Deus o Senhor.”

Jeremias 3

  Quando Deus disse isso através de Jeremias o profeta, o povo de Israel e Judá estava afastado do Senhor. Israel havia se desviado completamente há outros deuses, e Judá servia a Deus, porém falsamente. Veja:

“Durante o reinado do rei Josias, Yahweh, o SENHOR, me revelou: “Viste o que fez Israel, a infiel? Ela se dirigiu a toda colina e monte elevado e sob toda árvore frondosa se prostituiu. Eu, então, me dizia: “Depois de ter feito tudo isto, ela voltará para mim!” Mas ela não retornou! Judá, sua irmã traidora, observou o que se passava. Ela viu também quando entreguei à infiel Israel uma certidão de divórcio e a mandei embora, por causa de todos os seus adultérios. Contudo, sua irmã Judá, a desleal, não teve qualquer receio e também se entregou à prostituição. E por agir com desprezo e leviandade em relação à moral, Judá igualmente contaminou a terra, cometendo adultério com ídolos de pedra e madeira. Apesar de tudo isso, sua irmã Judá, a traidora, não retornou para adorar-me de todo o coração, mas voltou com uma atitude falsa e fingida!” Afirma Yahweh.” Jeremias 3

  Não diferente de hoje, muitas igrejas que se dizem fiel a Deus, tem se corrompido com ganâncias e prostituição em seus templos. Todos ficam sabendo, porém nada é feito porque quase todos tem como se diz: “Rabo preso”.

Devido esse quadro temos vivido uma onda de pessoas que abandonam os templos e até a fé por estarem decepcionadas. Mas Deus não deixou de fazer sua obra, ainda que tudo pareça estar corrompido por políticas ou dinheiro. Pois a obra de Deus não esta aprisionada em templos, mas é feita em nossos corações. Assim como está escrito:

“Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18:19,20

“E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes Jesus, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.” Lucas 17:20,21

“Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: O céu é o meu trono,e a terra o estrado dos meus pés. Que casa poderiam construir a mim? Diz o Senhor. Ou qual é o lugar do meu repouso? Porventura não fez a minha mão todas estas coisas? Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas; Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes. E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele.” Atos 7:48-54

Deus enviou Elias o profeta para proclamar contra as atitudes do rei Acabe em Israel, pois o mesmo havia corrompido a nação através de seus maus atos, além de ser conivente com sua perversa mulher, Jezabel, que era sacerdotisa de baal. Elias pregou a palavra de Deus de forma honesta, mas foi perseguido. Achando que estava só, Deus falou com ele:

“Ainda existem em Israel sete mil homens fiéis, e Eu pouparei todos os joelhos que não se dobraram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o reverenciaram suas imagens beijando-as.” 1 Reis 19:18

E hoje não é diferente.

Ainda existe o remanescente, o povo de Deus que não se entregou as políticas mal intencionadas dentro dos templos.

“Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça.” Romanos 11:5

No entanto, Deus em seu grande amor e misericórdia, ainda continua com seu apelo a todos os que se desviaram do caminho santo do Senhor.

“Vai, pois, proclamar esta mensagem em todas as partes e diga: Volta, ó Israel, diz o Senhor!

Eis que não fecharei o meu rosto para ti, nem farei cair sobre vós a minha ira, porquanto Eu Sou fiel e rico em misericórdia! Ainda que és infiel, todavia não permanecerei irado para sempre. No entanto, reconhece o teu pecado: Que te rebelaste contra mim, o teu Deus, que ofereceste os teus sentimentos e favores a deuses estranhos, debaixo de toda árvore verdejante. Reconhece também que não me obedeceste! Assim diz o SENHOR.

Ó filhos rebeldes: Voltai a mim! Porque Eu Sou o vosso Pai! Eu mesmo vos tomarei, um de cada cidade e dois de cada tribo, e vos farei retornar a Sião. Em seguida, vos darei governantes de acordo com o meu coração, que vos dirigirão com sabedoria e com entendimento, como bons pastores.” Jeremias 3

 

Escrito por Lucas