Qual o seu valor?

Qual o seu valor?

Desde que o mundo é mundo as pessoas somente valem o que tem. Por isso que todos estão desesperados e angustiados tentando mostrar o seu valor através das coisas materiais.

Não interessa como, mas o que importa é o valor monetário de alguém. Desde aqueles que estudam pra isso, ou apenas mostram a “bunda” pra ganhar notoriedade, que resulta em: Dinheiro.

Pois é, o valor pessoal de alguém não é mais medido por Q.I. que significa Quociente de inteligência, não, é medido por o quanto tem de patrimônio ou na conta bancária.

Aí vem aqueles que nunca tem, mas vivem fazendo loucuras para se manterem em evidência, pois, não só importa ter, mas mostrar também que tem, ainda que não tenha. E é nessa escola, que tem muita gente que só é o que tem, e quando perde tudo logo quer se matar.

Foi nessa perspectiva que o diabo tentou fazer uma sociedade com Jesus, veja:

“E disse-lhe o diabo: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás. Então, o diabo o deixou.”

Mas Jesus não era um cara que era o que tinha, mas Ele era o que era o ser.

Para Jesus o ser estava na frente do ter.

Quando Ele disse:

“Pois quem tem, mais lhe será dado, e quem não tem, até o pouco que pensas ter, lhe será tirado.” Mateus 25:29

Ora, Jesus não falava deste mundo, mas da condição da alma no pós vir. Tanto que antes e na sequencia do texto neste capítulo, Ele falava do Reino dos céus. E logo após isso Ele diz aos que pensavam ter e nada tinham no ser:

“E lancem fora o servo inútil, na escuridão, onde haverá choro e ranger de dentes". Mateus 25:30

É duro o destino de quem não tem, e pior dos que pensam que tem.

“Jesus, no entanto, lhes advertiu: “Vós sois os que justificais a vós mesmos à vista das pessoas, todavia Deus conhece o vosso coração; pois àquilo que as pessoas atribuem de grande valor é detestável aos olhos de Deus.” Lucas 16:15

“Pois, onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração.” Lucas 12:34

Para Deus o que mais importa é o ser e não o ter. Podemos até ter, desde que não percamos nosso ser para as coisas deste mundo. Por isso que Jesus também ensina:

“Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um metro à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais preocupados? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os pagãos procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:25-33

No mundo atual, cada vez mais, os valores estão sendo invertidos. Precisamos manter uma boa cultura em nossas vidas para alimentarmos nosso ser. Não basta apenas ter, tem que ser interiormente importante para Deus.

Cultura vem da raiz da palavra cultivar, ou seja, é uma palavra de raiz que vem da agricultura. Assim também semelhantemente a palavra culto, quando vamos prestá-lo a Deus.

O que você esta cultivando dentro de você?

Nos seus pensamentos, na sua casa, no seu trabalho, na sua igreja, na sua família?

“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão.” Mateus 6:22

Se te falta cultura, faça como Jesus disse:

“Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.” Apocalipse 3:18

Tudo que Jesus falou aqui é de forma espiritual. Os judeus o rejeitaram pois eles queriam alguém que os libertassem do poder romano, algo físico. Mas Jesus veio trazer a libertação para a vida espiritual.

Então o conselho é: Guarda o que tens no seu ser, e se não tens, vai logo buscar, que já está atrasado.

Deus te abençoe em nome de Cristo Jesus o Salvador.